Você está aqui
Home > Arte > Grafiteiros tornam bairro mexicano em um gigante mural.

Grafiteiros tornam bairro mexicano em um gigante mural.

grafiteiros

Em Pachuca, no bairro de Las Palmitas, grafiteiros pintaram centenas de casas com cores vibrantes e dizem que essa ação, além de revitalizar o local, ajudou também a diminuir os índices de criminalidade do bairro.

Durante 14 meses, o coletivo mexicano chamado Germen Crew transformou o bairro em um mural gigantesco com ajuda da comunidade local. Casa por casa, os artistas e moradores foram pintando a fachada de 200 casas, que quando vistas de longe formam uma imagem abstrata lembrando um arco-íris ondulado.

 

Veja Também: Street Art: Projeto Lata 65 leva idosos para grafitar

 

Essas ondas coloridas foram inspiradas primeiramente na própria cultura mexicana, por suas cores vibrantes, roupas típicas, arte e também na forma carinhosa como é chamada a cidade de Pachuca, “La Bella Airosa”, que em português, traduzindo palavra por palavra, significa “A bela e arejada”.

grafiteiros

Segundo o diretor do projeto, Enrique Gomez, o objetivo é promover a integração entre a comunidade do bairro e mudar a imagem negativa que ele possui. Antes, Las Palmitas era um bairro onde muitos evitavam ir durante a noite e os moradores não interagiam muito entre si. Mas quando o projeto começou a chegar perto de sua conclusão, era possível ver pessoas conversando mais e crianças se encontrando nas escadarias que cortam o bairro.

Para a realização de toda a pintura, primeiramente o governo da cidade apoiou o projeto e os grafiteiros começaram um diálogo junto aos moradores para que permitissem que suas casas fossem pintadas.

Após esse passo, todas as casas foram pintadas de branco, simbolizando que todos naquele bairro eram iguais. Depois disso, o coletivo mobilizou a população local, alguns deles membros de gangues, para a pintura de todas as casas. Foram mais de 20 mil litros de tinta utilizados.

grafiteiros

Ao final do projeto, os grafiteiros do German Crew pintaram mais de 1.500m² de paredes e muros ao longo das ruas estreitas do bairro Las Palmitas. A recepção do projeto foi tão positiva que está sendo planejada uma ação em outro bairro pobre da região, o Cubitos.

Confira abaixo o vídeo do processo criativo de toda a pintura e mais algumas fotos do bairro:

 

grafiteiros

grafiteiros

grafiteiros

grafiteiros

grafiteiros

grafiteiros

grafiteiros

grafiteiros

grafiteiros

 

Fonte: Rap Nacional Download / The Guardian

Fotos: Sofia Jaramillo/AP / Germen Crew

link news copy comentários copyVeja Também: 

Stencil em forma de Ladrilho Hidráulico por Javier de Riba

Shapes Quebrados Viram Arte nas Mãos de Haroshi

 

Felipe Holman
Felipe Holman
Além de curtir skate desde muito tempo, é Publicitário, Designer Gráfico e também criador do projeto Maloka - Skate e Cultura Urbana.
http://www.malokaskate.com.br

Deixe uma resposta

Top