Você está aqui
Home > Se Liga! > As meninas skatistas do Afeganistão

As meninas skatistas do Afeganistão

afeganistão

O programa Skateistan, criado em 2007 pelo skatista australiano Oliver Percovich, é localizado em Cabul, capital do Afeganistão e é voltado para educação e aulas de skate para crianças. Hoje o projeto reúne cerca 400 participantes entre 5 e 18 anos, sendo 40% meninas, as meninas skatistas do Afeganistão, que encontraram no skate uma saída para se divertir e praticar esporte.

A inserção das meninas afegãs no projeto não foi fácil, pois devido a algumas tradições do País, meninas não podem realizar atividades juntamente com meninos após os 12 anos de idade e até mesmo andar de bicicleta é considerado um tabu para mulheres. Com isso, assistentes sociais se reúnem com as famílias para explicarem a importância da prática de esportes, de se divertirem e ter acesso a educação. Sendo as atividades realizadas em um ambiente fechado e exclusivamente para meninas.

Nos anos de 2008 e 2009 foi gravado no Afeganistão o documentário “Skateistan – Four Wheels and a Board in Kabul” (Quatro Rodas e um Shape em Kabul) e mostra toda a trajetória da ONG e resultados obtidos até então.

Esse projeto ganhou maior notoriedade na internet após a fotógrafa britânica Jessica Fulford-Dobson criar uma série fotográfica mostrando essas meninas se divertindo e aprendendo a andar de skate. Hoje em dia a ONG Skateistan também atua na África do Sul e Camboja da mesma forma que no Afeganistão.

Para conhecer mais do programa e ajudar com doações acesse i site (em inglês) www.skateistan.org

Abaixo você pode conferir mais algumas fotos e um vídeo sobre o projeto:

Fonte: Skateistan/ BBC

Todas as fotos: Jessica Fulford-Dobson

link news copy

Veja também:

Skate no Asilo diverte a galerinha “old school” em PoA.

Felipe Holman
Felipe Holman
Além de curtir skate desde muito tempo, é Publicitário, Designer Gráfico e também criador do projeto Maloka - Skate e Cultura Urbana.
http://www.malokaskate.com.br

Deixe uma resposta

Top